Estudos regulatórios e tarifários

As indústrias de rede constituem monopólios naturais. Na ausência de um mercado concorrente, os preços destas empresas devem ser regulados por um agente externo ou regulador que fixa periodicamente as tarifas. Estas devem ser módicas e viabilizar a operação sustentável das concessionárias que atuam de forma eficiente e atendem às metas de qualidade preestabelecidas nos contratos. A determinação das receitas e tarifas de equilíbrio consiste em processo complexo que requer a elaboração e aplicação de um sólido arcabouço normativo que permita estabelecer os custos associados às práticas mais eficientes da forma mais objetiva possível. A Siglasul assiste as empresas concessionárias neste complexo processo em diversas atividades, entre elas: 

• Apoio para a discussão da normativa com o regulador;
• Apoio no planejamento do processo;
• Análise e avaliação das informações;
• Cálculo de custos eficientes via modelos analíticos e técnicas econométricas de benchmarking;
• Modelagem das variáveis do processo: mercado, perdas regulatórias, investimentos, fator x, tarifas;
• Simulação de cenários durante os processos de RTP;
• Diagnóstico e contestação das sucessivas propostas apresentadas pelo regulador;
• Assistência nas discussões/apresentações ao regulador;
• Assistência na definição e discussão periódica das metas de qualidade;
• Monitoramento das atividades de reavaliação de ativos;
• Campanha de medidas;
• Cálculo da estrutura tarifária e das tarifas de aplicação.

Due diligences, fusões e aquisições

Tanto em operações de empréstimo como de compra parcial ou total de empresas, o Cliente (banco, fundos ou comprador) requer uma pré-avaliação dos riscos associados ou due diligence. Os processos de due diligence consistem em identificar, descrever e quantificar os riscos das principais determinantes do negócio, que incluem entre outros:

• Projeções de mercado; 
• Projeções de preços;
• Projeções de custos;
• Análises de engenharia;
• Análise de riscos regulatórios;
• Análise de riscos financeiros;
• Auditoria de ativos;
• Simulação de cenários;
• Auditoria de avanço do projeto.

Estudos técnicos de rede‎

As técnicas de modelagem de redes constituem uma importante ferramenta de aplicação tanto para fins regulatórios como de gestão das empresas. Permitem identificar as melhores práticas de investimentos, considerando todas as variáveis envolvidas que incluem entre outras: qualidade de produto, qualidade de serviço, penalidades, perdas técnicas e custos operacionais. A SIGLASUL desenvolve estudos, metodologias e software para contribuir na melhora das práticas das empresas, dentre elas:

• Apoio na discussão com o regulador das metas de qualidade;

• Diagnóstico e elaboração de pleitos regulatórios;

• Elaboração de modelos para determinar a qualidade resultante dos planos de investimentos;

• Modelagem das penalidades associadas;

• Estudos de otimização de investimentos em redes;

• Modelagens de perdas técnicas;

• Determinação do stock de ativos eficientes VNR.

Ferramentas de gestão regulatória

Um dos maiores desafios das empresas reguladas é aprimorar seus processos atingindo patamares de eficiência superiores aos praticados pela média do mercado. A SIGLASUL desenvolve estudos, metodologia e software para contribuir com a melhora das práticas das empresas, reguladores e outras entidades setoriais, dentre elas:

• Apoio na discussão com o regulador das metas de qualidade;

• Diagnóstico e elaboração de pleitos regulatórios;

• Elaboração de modelos para determinar a qualidade resultante dos planos de investimentos;

• Modelagem das penalidades associadas;

• Estudos de otimização de investimentos em redes;

• Modelagens de perdas técnicas;

• Determinação do stock de ativos eficientes VNR.

Pesquisa e Desenvolvimento

A SIGLASUL participa ativamente da discussão e execução de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com recursos administrados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Tendo desempenhado mais de uma dezena de projetos, a Siglasul possui ampla experiência nos processos de gestão do Programa de P&D e de execução de projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica desejada e proporcionem avanços nos produtos oferecidos e serviços prestados pelas concessionárias atuantes no setor elétrico brasileiro.

Capacitação

Combinando conhecimentos práticos da indústria e aspectos teóricos, os programas de capacitação Siglasul consistem em veículo rápido para dotar os profissionais dos setores de energia elétrica, gás natural e de saneamento das competências essenciais para o entendimento dos desafios da gestão regulatória e econômica confrontados por empresas e reguladores nestes setores. Cada um dos programas de capacitação da Siglasul é desenhado em formato flexível (cargas horárias variadas e opção de cursos à distância) e com os conteúdos relacionados com as prioridades e necessidades dos diferentes clientes, constituindo assim uma ferramenta de ótima relação custo-benefício.

Flávia Cardoso

Publicitária formada pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA-RJ), com pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ). Desde 2008 é responsável pelas atividades de desenvolvimento de novas propostas, concorrências e licitações públicas, além de atuar nas áreas de Comunicação & Marketing e Recursos Humanos.

Aline da Silva

Contadora formada pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (Visconde do Rio Branco-MG), com pós-graduação em Auditoria Contábil pela Faculdade Machado Sobrinho (JF-MG) e em Analista de Tributos (FGV-RJ). Desde 2004 atua no planejamento e controle financeiro.

Joice Figueiredo

Economista formada pela Faculdade IBMEC-MG e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG). Coordena projetos relacionados à determinação dos custos operacionais regulatórios, perdas, WACC, avaliação de Base de ativos e dos componentes do Fator X de produtividade em distribuição, transmissão e saneamento. Possui ampla experiência em métodos quantitativos (programação linear e estatística) com destaque para análises de benchmarking.

Aline Mello

Economista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Economia Aplicada pela mesma instituição. Atua na área de regulação econômica e due diligence em saneamento, distribuição e transmissão de energia elétrica. Possui vasta experiência em métodos quantitativos (programação linear e estatística), com destaque para análises de benchmarking, e avaliações econômico-financeiras de contratos de concessão.

Alejandre Pose

Engenheiro eletricista formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ), com MBA em Finanças Coorporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tendo cursado Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Desde 2008, participa de projetos relacionados com revisões tarifárias e qualidade de serviços de distribuição e transmissão de energia elétrica. Possui vastos conhecimentos em banco de dados, lógica de programação e dashboards.

Solange Kileber

Economista formada pela USP, mestre em Teoria Econômica e Doutora em Energia pela mesma instituição. Desde 2004, atua com temas do setor elétrico, tendo trabalhado na área de Estudos de Mercado de concessionária em SP e em consultorias. De 2016 a 2022, trabalhou em uma holding brasileira do setor elétrico em regulação da distribuição e setorial. Atua igualmente em consultorias organizacionais, estratégicas e de modernização setorial. Possui amplo conhecimento em (i) modelagem econométrica, (ii) economia do direito, (iii) em estudos de mercado e (iv) em Data Envelopment Analysis – DEA.

Antônio Rendas

Economista com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ. Desde 2008, participa e gerencia projetos relativos à revisão tarifária periódica e de reajustes anuais para concessionários de distribuição de energia elétrica, distribuição e transporte de gás natural canalizado e de saneamento. Atua igualmente em due diligence regulatórias, avaliações econômico-financeiras e projetos em energias renováveis no Brasil e África.

Rafael Catramby

Engenheiro eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com aperfeiçoamento em Finanças Corporativas pela FGV Management Rio. É especialista em análises regulatórias na distribuição de energia elétrica e saneamento básico. Gerenciou diversos projetos de P&D ANEEL. Possui amplo conhecimento dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST), dos Procedimentos de Regulação Tarifária (PRORET) e das metodologias tarifárias dos principais reguladores estaduais de saneamento básico.

Acylino Santos

Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia do Maranhão, especialista em engenharia sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em direito pelo Centro Universitário de Brasília. Entre 1976 e 2014, trabalhou na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB, onde chefiou inúmeras áreas. Integra a equipe SIGLASUL desde 2016, atuando em projetos de análises econômicas-financeira, regulação técnica e econômica no setor de saneamento.

Sebastian Butto

Economista formado pela Universidade Nacional de Córdoba e Mestre em Finanças pela Universidade de Cema (Argentina). É especialista em regulação de saneamento e distribuição e transmissão de energia elétrica, com mais de 20 anos de experiência. Atuou em mais de uma centena de discussões de metodologias determinantes das receitas, suas revisões e reajustes nos setores de saneamento e de energia elétrica, além de processos de due diligence, privatizações e de modernização setorial em setores regulados. Atuou em dezenas de projetos na América Latina e Caribe.

Leonardo Campos Filho

Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Londres. É especialista em regulação com mais de 25 anos de experiência. Atuou em mais de uma centena de processos de discussões de metodologias determinantes das receitas, suas revisões e reajustes, além de gerenciar dezenas de projetos organizacionais e due diligence no setor de distribuição e transmissão de energia elétrica. Dirigiu também dezenas de P&D ANEEL e atuou em inúmeros projetos de energia renovável e regulação na África e Caribe.
Pular para o conteúdo